mini

Minha semana: Amígdalas no more!

Atenção: o texto abaixo pode ser extremamente tedioso para pessoas que 1. não queiram operar as amígdalas ou desvio de septo 2. não tenham o menor interesse na minha pacata vida (o que é absolutamente compreensível)

A semana que nunca acabou. Esse poderia ser facilmente o título do post se a semana, de fato, não tivesse acabado. 


No sábado, 28/03, entrei no centro cirúrgico para remover minhas amígdalas e desfazer o desvio de septo. A internação acontece duas horas antes da realização da operação. Me instalaram em um quarto confortável para fazer a triagem (checagem de pressão, temperatura,etc) e mudança da vestimenta. Logo após, com tudo no ponto, me encaminharam para o andar em que seria operada. A anestesia geral me fez apagar automaticamente e só fui acordada após a finalização da cirurgia - pelos médicos que me avisavam que a partir dali eu deveria respirar pela boca. 

Os instantes que sucederam a operação foram os mais dolorosos. A queimação na garganta era tanta que eu me tremia inteira e choramingava pela cama. Aplicaram uma dose de morfina para aliviar a dor, mas ela persistiu. Ter as narinas bloqueadas (para controlar o sangramento) só agravava o desconforto de ter que respirar pela boca. Aplicaram outra dose e, enfim, eu consegui me acalmar. Percebendoa melhora, fizeram a liberação para eu ir para o quarto – onde eu ficaria por mais duas noites, sob análise médica e recebendo medicações mais fortes.



Não é uma das recuperações mais tranquilas, principalmente, se como eu, você for apaixonado por comida. É necessário ficar em jejum absoluto (nem água pode!) doze horas antes da realização do procedimento operatório. Logo, eu não comia nem bebia nada desde sexta-feira à noite. Consegui colocar o primeiro pedaço de comida no corpo apenas domingo pela manhã: um potinho de gelatina. Você sente fome, mas não consegue comer. Enquanto minha mente pensava em batata-frita, sushi, macarrão, me eram disponibilizados caldos mornos-frios, sorvete e gelatina. Apenas coisas líquidas-cremosas e que não estivessem em temperaturas altas.

Na quinta-feira, fiz o retorno semanal no hospital (farei por pelo menos duas semanas) e a médica me liberou para comer comidas mais sólidas como miojo, arroz bem molinho com caldo e sashimi! Mas, na verdade, domingo eu já tava conseguindo comer pizza (mastigando muito, muito). Talvez tenha sido um pouco errado, mas não senti dor haha


Já em casa, as coisas ocorreram bem. É necessário o repouso absoluto por sete dias. Recebi visitas de amigos e consegui avançar os trabalhos da faculdade. Por outro lado, ver as pessoas comendo coisas gostosas cortava meu coração: até feijão com arroz parecia coisa de outro mundo! Continuei tomando as medicações indicadas; não senti dores fortes, exceto logo após acordar, pois o sangue nas narinas não conseguia circular muito bem durante a noite, e em outros momentos aleatórios, nos quais eu tomava lisador

No fim, sei que todo esse sofrimento valeu a pena - e que minha experiência não foi a pior. Existem pessoas que passam por dores mais fortes nesse processo. Ano passado tive amígdalite sete vezes e houve um mês em que precisei tomar antibiótico duas vezes! Pelo menos, sei que por isso não vou passar de novo, então... há males que vem para o bem e eu finalmente posso dizer: hit the road, amígdalas! Tão indo tarde. 

Minha dica, então, para qualquer pessoa que esteja em uma situação semelhante é: faça-  e o quanto mais novo, melhor a recuperação!

Outras dicas úteis:
  • Não aceite a primeira alta. Se oferecem mais um dia no hospital, aceite. Os remédios nas veias facilitarão sua recuperação
  • Certifique-se de não comprar sorvete light!!! (minha mãe fez isso, não foi muito legal) Você já não vai comer direito, quando enfiar algo na boca que a comida seja ao menos saborosa! 
  • Compre nutella. Existe uma receita de milkshake tão boa que fazê-la pode melhorar um possível dia merda que você vai ter <3 Aí vai: sorvete de creme, nutella e creme de leite. No liquidificador bata o sorvete com a nutella e reserve. Em uma panela coloque um pouco de creme de leite e mais nutella, até ficar homogêneo. Pegue um copo de vidro e coloque um pouco da calda no fundo, além de espalhar pelo corpo. Depois despeje o líquido e, por fim, coloque um pouco mais da caldinha por cima. E pronto! É a salvação!
Comentários no Facebook
1 Comentários no blog

Um comentário:

  1. Oi Chames, nossa, deve ter sido bem chato o pós operatório mesmo.. mas que bom que você já pode comer agora haha E vai ajudar na sua saúde também né =)

    bjo

    ResponderExcluir





LAYOUT POR MAYARA PEREIRA - DESIGNS DE MAAY
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©